sábado, 16 de outubro de 2010

ENTREVISTA


FRANCOFONIA INTINERANTE - UMA VIAGEM PELA MÚSICA FRANCESA



Por Gabriela Ribeiro

O Francofonia Itinenerante começou oficialmente as suas atividades musicais em 2009 com o objetivo de prestar uma homenagem ao ano da França no Brasil. Seus integrantes são músicos baianos - em sua maioria de Vitória da Conquista - que seguem também carreira em outros projetos musicais (em banda ou como solistas) além do FI; eles representam aqui segmentos musicais os mais diversos. O repertório do grupo é formado por uma combinação de clássicos e contemponâneos cantados em francês que celebra nomes que vão de Piaf (La vie en rose), Aznavour (Tous les visages de l'amour) e Brel (Ne me quitte pas) a artistas da atual música francesa/francófona, dentre eles Coralie Clément, Francis Cabrel, Léa Castel, Christophe Maé. O clássico, a bossa e o pop são os estilos predominantes da música tocada pelo Francofonia.

Hoje tive a oportunidade de conversar com o músico e professor de francês, fundador do grupo Robson Ribeiro.
Gabriela: De onde surgiu a idéia de montar um grupo vocal de música francesa?
Robson Ribeiro: A idéia na realidade começou por conta do ano da França no Brasil em 2009, no final de 2008 agente recrutou alguns músicos aqui da cidade para realizar essa homenagem, e em 2010 nós resolvemos dar continuidade este trabalho.
Gabriela: Que tipo de música francesa vocês executam?
Robson Ribeiro: Nós fazemos músicas clássicas, contemporâneas e de diversos estilos, Piaf, Aznavour, músicas pop,soul,bolsa nova.
Gabriela: Como vocês fazem para divulgar esse novo tipo de proposta musical?
Robson Ribeiro: Nós temos divulgado no nosso blog, www.francofonia.blogspot.com, divulgamos também no twitter, que é a febre do momento, onde não poderíamos deixar de divulgar e agente tem um espaço no myspace.com/francofoniaintinerante no qual postamos alguns áudios gravados em estúdio.
Gabriela: Qual foi sua motivação para dar seguimento ao projeto?
Robson Ribeiro: O amor a língua francesa e tudo que diz respeito à cultura de uma maneira geral, e a boa interação entre os componentes.
Gabriela: Para quem quiser contratar, como faz para entrar em contato?
Robson Ribeiro: Pode entrar em contato pelo número, (77) 34214538 e (77) 88287653.
Gabriela: Obrigado por nós prestigiar com suas informações e até a próxima.
Robson Ribeiro: Agradeço eu, por  poder divulgar o trabalho da minha equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário